"Estou mais motivado do que nunca para reconquistar a democracia de nosso país", afirmou Lula durante o discurso de agradecimento ao receber a homenagem da Câmara Municipal de Paris, a socialista Anne Hidalgo.

O ex-presidente, de 74 anos, que aguarda em liberdade um recurso contra uma condenação por corrupção, explicou a situação que, segundo ele, o seu país está passar desde a posse de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019.

"O que está acontecendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo", afirmou.

Lula quis partilhar a distinção com a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018, Fernando Haddad, presente na cerimónia.

O ex-presidente brasileiro acrescentou também que deseja partilhar a homenagem com as "mulheres e homens que defendem a democracia e os direitos, com brasileiros e brasileiros que lutam por um mundo melhor".

O título de cidadão honorário de Paris é concedido a pessoas cuja trajetória é marcada pela defesa dos direitos humano — uma distinção com o intuito de "ajudá-los na sua luta", declarou Hidalgo.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o atual Dalai Lama estão entre as personalidades que já receberam esse título. Em 2011, o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire foi o homenageado.

Durante a cerimónia, Lula destacou o privilégio de receber essa distinção em Paris, "um símbolo perpétuo dos direitos humanos e a tradição de solidariedade com os perseguidos".

Na capital francesa, a primeira etapa de uma viagem pela Europa que o levará à Suíça e Alemanha, o ex-presidente recebeu apoio de vários líderes políticos, incluindo o ex-presidente francês François Hollande e Jean-Luc Mélenchon.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.