Estes números – uma estimativa diária que tem vindo a subir – são compilados a partir de relatórios feitos pelas autoridades locais.
O condado de Harris, que inclui Houston, dá conta de que quase 30 mil casas sofreram danos menores e quase 12 mil sofreram danos substanciais. Já o condado de Jefferson, que inclui Port Arthur e Beaumont, reportou 5.500 casas destruídas e 16 mil outras com danos de monta, em áreas em que os responsáveis consideram que poderão continuar a sofrer inundações durante os próximos dias.
O relatório indica que os condados banhados pelo Golfo do México já sofreram danos no valor de mais de 180 milhões de dólares.
Para ajudar nas operações de ajuda humanitária, a marinha de guerra dos Estados Unidos vai enviar dois navios para as zonas afetadas pela tempestade tropical Harvey.
De acordo com a imprensa norte-americana, a Marinha dos EUA vai enviar o navio de assalto anfíbio USS Kearsarge e o navio de desembarque USS Oak Hill, que em abril de 2016 esteve no Alfeite, Almada, para exercícios entre os fuzileiros navais portugueses e norte-americanos (marines).
Ambos os navios vão zarpar hoje da Virgínia, com destino aos estados do Golfo do México (Texas e Louisiana). Estes navios podem proporcionar apoio médico e segurança marítima.
O Estado da Carolina do Norte vai enviar cinco equipas de resgate marítimo rápido.
O número de vítimas mortais direta ou indiretamente relacionadas com a tempestade tropical Harvey subiu para 33 na noite de quarta-feira para hoje, com a descoberta de mais dez corpos face aos 23 anteriormente reportados, anunciaram as autoridades de Houston.
A morte destas dez pessoas foi confirmada em várias cidades no sudeste do Texas, enquanto outros 23 óbitos “estão potencialmente relacionadas com o Harvey”, disse a porta-voz do Instituto de Medicina Legal de Harris, o condado que inclui a cidade de Houston, particularmente afetada por esta tempestade.
A chuva que caiu em Houston, no Texas, desde a chegada do Harvey — furacão de categoria 4 numa escala de 5, que se transformou em tempestade tropical -, atingiu em quatro dias a altura de 127 centímetros, causando inundações sem precedentes na cidade de 2,3 milhões de habitantes.
Segundo as agências federais e locais, mais de 13.000 pessoas foram resgatadas em Houston ou em áreas adjacentes.
O autarca de Houston anunciou um recolher obrigatório na cidade a partir das 22:00 de terça-feira (04:00 de hoje em Lisboa). O recolher obrigatório, que durará até nova ordem, será levantado todos os dias às 05:00 locais.
Mais chuvas fortes estão previstas para uma parte dos Estados norte-americanos do Texas e Louisiana, com o regresso da tempestade tropical Harvey à costa após algumas horas sobre o Golfo do México.
De acordo com as previsões meteorológicas, Harvey deverá dissipar-se depois de regressar a terra.
Comentários