Marcelo Rebelo de Sousa estará no Canadá entre 13 e 17 de setembro, de acordo com o pedido de autorização ao parlamento, disponível no “site” da Assembleia da República.

No ano passado, Portugal e o Canadá celebraram 70 anos de relações diplomáticas. Este ano assinalam-se sete décadas sobre a chegada dos primeiros imigrantes portugueses oficialmente registados, em 1953.

O chefe de Estado estará em Montreal e Toronto e terá encontros com representantes da comunidade portuguesa, confirmou à Lusa o Palácio de Belém.

De acordo com dados do Observatório da Emigração, residiam em 2021 cerca de 134 mil cidadãos nascidos em Portugal. O número de lusodescendentes é muito superior, sendo estimado em cerca de 400 mil pessoas, segundo dados do recenseamento de 2021.

Ainda em setembro, depois do Canadá, o Presidente da República desloca-se a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, entre 17 e 23 de setembro.

A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa participou na Assembleia Geral da ONU foi há dois anos, em 2021, tendo na sua intervenção lembrado o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que tinha morrido nesse mês, pela sua atividade no acolhimento de refugiados.

O ano passado, foi o primeiro-ministro, António Costa, que esteve em Nova Iorque para a 77.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada pela invasão a Ucrânia pela Rússia.