“Navios da frota russa do Mar Negro estão a repelir um ataque com ‘drones’ (veículos aéreos não tripulados) na Baía de Sebastopol”, disse Mikhail Razvojayev, acrescentando que nenhum edifício foi atingido e que a citação esta “sob controlo”.

A Rússia, que lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia em 24 de fevereiro passado, anexou em 2014 a península ucraniana da Crimeia (sul).

Os ataques ucranianos a Sebastopol ocorrem numa altura em que as tropas de Kiev lançaram uma contraofensiva para recuperar terreno no sul da Ucrânia.

Na quinta-feira, Razvojayev anunciou que a central termoelétrica de Balaklava havia sido alvo de um ataque de ‘drone’, salientando, porém, que não causou grandes danos ou baixas.

Em agosto, o governador pró-russo da Crimeira relatou um outro ataque, o segundo em menos de um mês, com drones ao quartel-general da Frota Russa do Mar Negro, em Sebastopol, que não causou feridos.

Em 31 de julho, um ‘drone’ caiu no pátio da sede da frota e feriu cinco funcionários, levando ao cancelamento de todas as festividades planeadas para o Dia da Frota Russa.

Acusada pela Rússia de estar por trás desse ataque, a Ucrânia negou qualquer envolvimento, considerando as acusações uma “provocação”.