"Menos de 72 horas depois da tempestade, a Altice Portugal já conseguiu recuperar a totalidade dos 'sites' móveis, o que permitiu repor as comunicações móveis em todos os concelhos afetados", adiantou a dona da Meo, em comunicado.

"De notar que, nas primeiras horas depois da tempestade, as equipas da Altice Portugal contabilizaram cerca de 200 'sites' móveis afetados pela intempérie", acrescenta, salientando que "o esforço das equipas (...) no terreno permitiu também repor cerca de 70% das ligações de rede fixa".

Atualmente, "são cerca de 20 mil os clientes afetados envolvendo comunicações de voz fixa, Internet e televisão", avançou.

O trabalho tem envolvido "a reconstrução de rede de fibra e cobre, tratando-se de estrutura física, continuando a estar dependente de variáveis meteorológicas e de acessibilidades", continuando Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu a serem as zonas mais afetadas.

"As falhas na distribuição de energia, bem como a reconstrução da infraestrutura e os trabalhos de limpeza dos terrenos afetados, ainda não permitem e têm influenciado a reposição total dos serviços", adiantou a Altice Portugal.

A operadora de telecomunicações "prevê, neste momento, a reposição de 90% da rede ativa até ao final do dia desta quarta-feira. Já no que diz respeito à reposição dos serviços de comunicações, a previsão aponta para 100% dos serviços fixos repostos até ao fim de semana".

(O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, detido pela MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., propriedade da Altice Portugal)