As listas definitivas do concurso externo ordinário publicadas no ‘site’ da Direção-Geral da Administração Escolar revelam que 542 docentes reuniram condições para vincular.
Os números mostram que o concurso deste ano foi menos concorrido: rondou os 34 mil candidatos contra os cerca de 38 mil do ano passado.
Para o Ministério da Educação, esta diminuição deve-se ao “número excecional de professores vinculados no passado recente”.
Com a publicação da lista definitiva do concurso externo, inicia-se o período de aceitação da colocação e apresentação de recurso hierárquico.
Entretanto, os restantes professores “mantêm-se para o concurso de contratação inicial, cujas listas serão publicadas nos prazos previstos no calendário do concurso, bem como para as sucessivas reservas de recrutamento, ao longo do ano letivo”, recorda a tutela em comunicado enviado para a Lusa.
Durante a atual legislatura, vincularam cerca de oito mil docentes aos quadros do Ministério da Educação quer através de vinculações extraordinárias e da “norma-travão”, que passou a exigir apenas três contratos sucessivos, em qualquer grupo de recrutamento.
Comentários