"Estou muito satisfeito e para o ano vamos aumentar para quatro semanas a Festa da Flor", adiantou.

Milhares de pessoas, entre madeirenses e turistas, concentraram-se hoje na marginal da cidade do Funchal para ver passar o cortejo alegórico da Festa da Flor.

O Governo Regional da Madeira investiu 422 mil euros na organização da Festa da Flor/2017, evento que começou na quinta-feira e que se prolonga até ao dia 21 de maio, período durante o qual, segundo o executivo, a taxa de ocupação hoteleira rondará os 90%.

Segundo o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, no primeiro fim de semana a taxa de ocupação hoteleira prevista é de 93%, no segundo de 86% e no último 91%, de acordo com uma consulta efetuada juntos dos hotéis no dia 18 de abril.

O evento - um dos maiores cartazes turísticos da Madeira - promove diversas atividades culturais, com incidência na cidade do Funchal, sendo marcado por três pontos altos: a Construção do Muro da Esperança (que decorreu no sábado), o Cortejo Alegórico da Flor (que se realizou hoje) e o Desfile de Carros Clássicos (no dia 14 de maio).

A organização da Festa da Flor evolve 3.500 pessoas, das quais 1.400 participam no cortejo alegórico, onde vão desfilar dez grupos, incluindo um oriundo de Free State, África do Sul.

A Festa da Flor, por ser um evento que faz parte do calendário anual de animação turística e um dos principais cartazes turísticos da Região Autónoma da Madeira, é apoiada pelo Governo Regional com 232.254 euros (55% do total da verba atribuída ao evento) para os onze projetos participantes.

A Associação de Animação Geringonça (com o tema "Encanto das Flores"); Maria Isabel Borges ("Dreamland"); Associação Cultural Império da Ilha ("Os jardins da Império"); Associação ANIMAD ("Gloss de Primavera"); João Egídio ("Madeira, uma flor de flores"); Graziela Martins ("Flores de Sonho); João Nunes Atanázio ("Madeira, ilha das flores"); Escola de Samba Caneca Furada ("Madeira florida"); Associação Fura Samba ("Jardins, a beleza dos sonhos") e João Mendes ("Borboletas de sonho") são os grupos e os projetos participantes no cortejo alegórico de hoje.

No dia 14 de maio terá lugar o "Madeira auto parade - 2017", organizado pela Associação The Classic Motor Exhibition - ACME.

A origem da Festa da Flor remonta a 1954, quando o Ateneu Comercial do Funchal realizou a Festa da Rosa, mas, em 1979, a Direção Regional de Turismo decidiu trazê-la para a rua com o figurino que, no essencial, ainda se mantém - Muro da Esperança; Cortejo Alegórico, concursos e tapetes florais e animação musical.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.