Durante cerca de 40 segundos, “o espaço aéreo polaco foi violado por um dos mísseis de cruzeiro lançados esta noite pela aviação (…) da Federação Russa”, indicou o comando operacional das forças armadas, através da rede social X, antigo Twitter.

“O objeto voou no espaço polaco à altura da aldeia de Oserdow (este) e aí permaneceu durante 39 segundos”, acrescentou, sublinhando que o míssil foi observado pelos radares militares durante toda a duração do voo.

“O exército polaco está constantemente a monitorizar a situação no território ucraniano e permanece em estado de alerta permanente para garantir a segurança do espaço aéreo polaco”, acrescentou o exército.

Na sequência deste incidente “foram ativados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança do espaço aéreo polaco. A aviação polaca e aliada, entre outras, foram ativadas”, adiantou também o comando operacional das formas armadas, no seu comunicado, citado pela AFP.

Um outro incidente semelhante a este aconteceu em dezembro quando um míssil russo entrou no espaço aéreo polaco e o abandonou “alguns minutos depois em direção à Ucrânia”.

Em novembro de 2022 um míssil ucraniano caiu na aldeia polaca de Przewodow, perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois civis.