D. António Francisco dos Santos faleceu hoje aos 69 anos. O bispo do Porto nasceu a 29 de agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães (Viseu).
"Cumpre-nos o dever de comunicar, com enorme pesar, a toda a Diocese do Porto, que faleceu hoje, dia 11 de Setembro na Casa Episcopal, o Senhor D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto", informou a Diocese do Porto.
O bispo do Porto morreu vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.
De acordo com a mesma fonte, não existem ainda pormenores quanto às cerimónias fúnebres de António Francisco dos Santos. É referido no site da Diocese que "assim que possível serão partilhadas informações sobre a Exéquias Solenes".
D. António Francisco dos Santos foi ordenado padre em dezembro de 1972 e a sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.
Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 1971, foi ordenado padre em dezembro de 1972 e teve a sua ordenação episcopal em março de 2005, na Sé de Lamego.
Depois do seminário, licenciou-se em Filosofia na 'École Pratique de Hautes Études Sociales', com mestrado no Instituto Católico de Paris. Obteve também o diploma de Sociologia Religiosa, diz a Agência ECCLESIA.
Em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, tendo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.
Exerceu como bispo auxiliar de Braga entre 2004 e 2006, após o que assumiu a liderança do Diocese de Aveiro até ser nomeado aos 65 anos, em fevereiro de 2014, sucessor de Manuel Clemente como bispo do Porto (2007-2013) - cargo que assumiu oficialmente em 5 de abril de 2014.
Enquanto bispo do Porto, António Francisco dos Santos contou com os bispos auxiliares Pio Alves, António Bessa Taipa e João Lavrador,
D. António Francisco dos Santos era atualmente Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.
D. António Francisco dos Santos destacou-se na Diocese de Aveiro pelo “trabalho de proximidade”
A Diocese de Aveiro salientou o "trabalho de muita proximidade" às pessoas e aos próprios párocos que António Francisco dos Santos ali desempenhou como bispo, entre 2006 e 2014.
"Já há muito tempo que avaliámos o que fez em Aveiro e posso dizer que D. António Francisco dos Santos realizou aqui um trabalho de grande proximidade, sempre empenhado em ir ao encontro das pessoas, com muita amizade e muita abertura", afirmou o vigário-geral da Diocese de Aveiro.
Joaquim Rocha realçou ainda que António Francisco dos Santos era "incansável" e revelou sempre muita compreensão para com as exigências da vida religiosa.
[Notícia atualizada às 11h28]
Comentários