A atriz portuguesa de cinema e teatro Maria Cabral morreu no sábado, em Paris, aos 75 anos, informou esta madrugada a Academia Portuguesa de Cinema.

“O Cerco" (1970), "O Recado" (1972), "Vidas" (1984), "Um Adeus Português" (1986) e "No Man’s Land" (1985) foram alguns dos filmes em que participou.

“Maria Cabral foi rosto e símbolo do Novo Cinema Português”, disse a Academia Portuguesa de Cinema, através da sua página de Facebook, onde lamenta, “com grande tristeza”, a morte da atriz.

Um Adeus Português, realizado e escrito por João Botelho e por Leonor Pinhão, é provavelmente o filme mais emblemático protagonizado por Maria Cabral. Estreou em Portugal em 1986 e é uma história sobre as sequelas da guerra colonial que tem como protagonistas centrais um casal de idoso que vem para Lisboa, 12 anos após a morte do filho numa operação de patrulha em África, para recomeçar uma nova vida e reencontrar a nora, papel interpretado por Maria Cabral.

Depois deste filme, a actriz abandonou o cinema e foi viver para França, país onde esteve até à sua morte este sábado.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.