A recomendação de Alcochete advém da conclusão da CIT, que nos últimos tempos estudou as nove opções para a localização do novo aeroporto: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém; Portela + Alcochete; Portela + Pegões; Rio Frio + Poceirão e Pegões.

O campo de tiro de Alcochete, segundo o relatório, tem vantagens e desvantagens. De recordar que o antigo ministro das Infraestruturas e agora candidato a Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, tinha defendido esta localização.

Em junho de 2022, Pedro Nuno Santos, como ministro, publicou um despacho que definia o campo de tiro de Alcochete como o terreno para a construção do novo aeroporto de Lisboa, despacho esse que foi revogado horas depois pelo primeiro-ministro António Costa. Esta situação acabou por levar Pedro Nuno Santos à sua demissão enquanto ministro das Infraestruturas.

A localização na margem sul do Tejo, em 2007, já tinha sido criticada pelo então ministro das Obras Públicas Mário Lino: “Construir um aeroporto na Margem Sul? Jamais, jamais!”. Apesar disso, José Sócrates em 2008 também colocava Alcochete como localização para o novo aeroporto. A 10 de janeiro desse ano, o governo de Sócrates anunciava que seria em Alcochete, preterindo a Ota, uma alternativa que chegou a estar na primeira linha.

Do ponto de vista técnico e financeiro Alcochete era "globalmente mais favorável" do que a Ota, de acordo com o estudo do LNEC, citado por Sócrates na altura. O LNEC referia também que a conclusão assentava essencialmente no facto de Alcochete ganhar à Ota em "quatro dos sete factores críticos de decisão": "Segurança, eficiência, capacidade das operações do tráfego aéreo e sustentabilidade dos recursos naturais e riscos".

Na altura, segundo o Diário de Notícias, Cavaco Silva, como Presidente da República, era dado como um dos fatores decisivos para a opção na margem sul do Rio Tejo. O DN explicava que o então Presidente da República se tinha empenhado pessoalmente, com Cavaco Silva supostamente a ter contribuído para a libertação dos terrenos da Força Aérea.

De volta a 2023, e segundo a SIC, na corrida para a nova localização do aeroporto havia candidatos que se destacavam: o Montijo era uma das opções mais bem posicionada, em termos dos critérios de distância e rapidez em executar o projeto, uma vez que já tinham sido feitos estudos de impacto ambiental.

Segundo o mesmo orgão de comunicação social, se fosse para manter a Portela como aeroporto principal, o Montijo voltava a estar em destaque, mas está opção acabou por não ir para a frente. As Vendas Novas, segundo a SIC, poderia ser opção, mas apenas daqui a três anos, pois havia muito a fazer, como melhorar a acessibilidade e ter uma via duplicada da pista.

No final, Alcochete vai ser a recomendação da Comissão liderada por Rosário Partidário. Agora, o resultado do relatório será analisado pelo Governo, que tomará depois uma decisão. Não se sabe ainda é se esta decisão será tomada ainda neste Executivo ou se terá de passar para o próximo. Sabe-se que António Costa, primeiro-ministro demissionário e atualmente também com o pelouro das Infraestruturas, irá estar presente na apresentação do relatório, na tarde desta terça-feira.