"As plantas têm sentimentos, tal qual as pessoas. Então o que acontece quando 'alimentas' uma planta de elogios e outra com comentários pejorativos?" A pergunta é do Ikea, numa campanha levada a cabo nos Emirados Árabes Unidos, e foi o ponto de partida para um exercício de sensibilização dos alunos para os efeitos do bullying.

A marca sueca decidiu levar para o terreno esta experiência, e aqui fica o resultado. O vídeo foi partilhado a 30 de abril.

Em resumo, a empresa pegou em plantas e transportou-as para várias escolas do país. Depois, utilizou um conjunto de mensagens positivas e negativas gravadas em loop e transmitiu-as através de pequenas colunas colocadas junto aos vasos. Os alunos não foram meros espetadores desta experiência, tendo colaborado através da gravação de mensagens negativas e positivas.

Diz a empresa que a experiência foi baseada em vários estudos teóricos sobre a neurobiologia das plantas, entre outros trabalhos científicos, e que ao longo de todo o processo as plantas tiveram acesso à mesma quantidade de água e exposição solar.

Há quem coloque em causa o quão científicos são os resultados (e se as condições eram verdadeiramente as mesmas para as duas plantas), mas a mensagem é clara nesta campanha: #SayNoToBullying [#DizNãoAoBullying]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.