“Estou a apelar ao Presidente Biden, líder dos Estados Unidos, e ao Presidente Xi, líder da China: por favor, apoiem a cimeira de paz com a vossa liderança e participação”, disse Zelensky na mensagem de vídeo hoje divulgada.

O presidente ucraniano fez este apelo numa mensagem gravada em inglês e publicada este domingo. Em cerca de seis minutos, no cenário de destruição de Kharkiv, Zelensky relata as investidas russas, ilustradas com imagens de várias cidades ucranianas.

"Para eles, é um prazer queimar. Todos nós sabemos com quem estamos lidando. A Rússia é governada por homens que querem fazer disso uma norma – queimando vidas, destruindo cidades e aldeias, dividindo pessoas e apagando fronteiras nacionais através da guerra. Não há nação que consiga parar esta guerra sozinha e sem ajuda. É necessário o envolvimento dos líderes mundiais", afirma.

Pelo menos 16 mortos em novo balanço de ataque em Kharkiv
Pelo menos 16 mortos em novo balanço de ataque em Kharkiv
Ver artigo

As forças de Moscovo avançaram nas últimas semanas no campo de batalha e intensificaram os ataques aéreos às cidades. A Ucrânia espera, por isso, que a cimeira de paz agendada para 15 e 16 de Junho, em Genebra, na Suíça, ajude a aumentar a pressão internacional sobre o presidente russo Vladimir Putin.

"A Rússia quer um diálogo? A Ucrânia tem a maior experiência mundial de mentiras da Rússia durante as negociações. E é exatamente por isso que são necessários esforços globais. A Cimeira Global da Paz dos líderes que a Rússia não será capaz de enganar. Juntamente com a Suíça, estamos a preparar-nos para essa Cimeira. Começa em 15 de junho. Mais de oitenta países confirmaram a sua presença. E continuamos a trabalhar com os líderes, convidando-os a participar na Cimeira. Apelo aos líderes do mundo que ainda estão à margem dos esforços globais da Cimeira Global para a Paz – ao Presidente Biden, o líder dos Estados Unidos, e ao Presidente Xi, o líder da China. Por favor, mostre a sua liderança no avanço da paz. Paz real, não apenas uma pausa entre os ataques. Os esforços da maioria global são a melhor garantia de que todos os compromissos serão cumpridos."

O apelo de Zelenskiy surge dois dias depois de fontes russas terem dito à Reuters que Putin estava pronto para interromper a guerra na Ucrânia com um cessar-fogo negociado que reconhecesse as linhas de batalha atuais, proposta que os ucranianos consideram que só ajudará a Rússia a se rearmar e a se reorganizar.

Nos últimos meses, a Rússia fez avanços lentos, mas constantes, ao longo de várias partes da extensa frente oriental e está a tentar avançar mais profundamente na região nordeste de Kharkiv após uma incursão terrestre lançada no início deste mês.

Biden ainda não confirmou a presença ena Cimeira de Genebra e não se sabe se a China participará, sendo que a participação dos dois países definirá qual o grau efetivo de importância do encontro e da tomada de posição face à Rússia.