A obra, que terá uma duração de 210 dias, deverá ser consignada no primeiro trimestre de 2019, divulgou Guilherme W. d’Oliveira Martins, na cerimónia de assinatura do contrato, realizada hoje no concelho de Óbidos, distrito de Leiria.

O troço em causa está desde 2017 encerrado ao trânsito, no sentido Óbidos/Peniche, devido à abertura de fendas no pavimento.

O trânsito foi fechado e a circulação em ambos os sentidos passou a fazer-se pela faixa de rodagem contrária e com condicionamento de velocidade na sequência de um acidente ocorrido em meados de junho de 2017, em que o despiste de um veículo foi causado pela existência de fendas que atingem uma altura de 60 centímetros e uma largura de 20 centímetros.

A Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela conservação da via, esclareceu posteriormente que, devido a “características específicas no subsolo”, os abatimentos do piso “foram sendo alvo de correção”, mas que a resolução do problema só poderia ser feita depois de conhecidos os resultados de um estudo geotécnico encomendado também em 2017.

O concurso público para a empreitada foi lançado em abril deste ano e a consignação da obra, orçada em 3,5 milhões de euros, terá de aguardar agora o visto do Tribunal de Contas.