Em declarações aos jornalistas, no bairro da Pasteleira Nova, no Porto, onde decorrem 30 das 44 buscas, Manuel Magina da Silva explicou ao final da manhã que as cinco pessoas foram detidas no âmbito de mandados de detenção e fora de flagrante delito.
“Portanto, os cinco alvos como nós dizemos na gíria policial, os cinco alvos do mandado de detenção já estão detidos e sob custódia policial”, afirmou sem especificar o sexo ou idade dos suspeitos.
Além do bairro da Pasteleira Nova, as buscas estendem-se ainda a Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Maia, no distrito do Porto.
Envolvendo mais de 300 elementos da PSP, esta operação, que resulta de uma investigação que decorre há cerca de dois anos, começou pelas 10:00 e está a correr “muito bem”, frisou.
“É o culminar do trabalho de muita gente, de muitos polícias e de muitos procuradores [do Ministério Público] em que foi possível produzir prova, e posso-vos dizer que está a correr muito bem”, salientou.
Magina da Silva considerou que esta operação de repressão e combate ao tráfico de droga deverá ser um sucesso porque há já grandes quantidades de droga apreendidas.
“Tudo indica que vai ser um sucesso porque há grandes quantidades de droga apreendidas, alguma dela ainda embalada, o que nos permite concluir que está embalada conforme foi despachada do local de origem, que não será no continente europeu”, afiançou.
O diretor nacional da PSP acredita tratar-se de uma “rede com alguma dimensão”, com elementos com responsabilidades diferentes.
E acrescentou: “É uma rede já com alguma dimensão em que há alvos desses [cinco] mandados de detenção que já estavam um bocadinho acima e já não tocavam em droga”.
Magina da Silva vincou que o tráfico e consumo de droga é um flagelo mundial e que, infelizmente, não vai ser possível acabar com o mesmo, mas diariamente a PSP vai combatendo esse “flagelo”.
Especificamente quanto ao bairro da Pasteleira Nova, conotado com o tráfico de droga, o diretor nacional garantiu que a PSP trava neste um combate “sem tréguas e sem intervalos”.
Dizendo que este bairro é um dos mais policiados de Portugal, Magina da Silva revelou que só desde janeiro a PSP já deteve 187 pessoas e apreendeu 11.800 doses de droga e 24 mil euros.
“Mas, amanhã cá estará a força de segurança para garantir a segurança de todos os cidadãos que vivem neste local”, concluiu.
Comentários