De acordo com o programa hoje divulgado, Passos Coelho vai estar nas ilhas do Faial, São Jorge, São Miguel e Terceira, “num percurso focado no contacto com a sociedade civil e no momento político, social e económico que os Açores atravessam”.
A visita, a menos de dois meses das eleições legislativas regionais, a 16 de outubro, é um “roteiro para tomar o pulso ao presente da região” e “ouvir o que a população e empresários esperam do futuro”, acrescenta o PSD.
A primeira paragem de Passos Coelho é na Horta, ilha do Faial, onde na tarde de terça-feira, depois de visitar a marina, participa num encontro com candidatos do PSD às eleições.
O líder do PSD segue ainda nesse dia de barco para São Jorge, onde vai jantar com militantes.
Na quarta-feira, já em São Miguel, a maior ilha do arquipélago, Passos Coelho tem encontro marcado com a direção da ANA Açores, para ouvir da empresa gestora de aeroportos o balanço da liberalização das ligações aéreas entre esta ilha e o continente, uma medida que “só foi possível concretizar com o Governo de Pedro Passos Coelho”, salienta o PSD.
A deslocação ao arquipélago termina na quinta-feira, na Terceira, onde vai discursar na abertura da universidade de verão do PSD/Açores, em Angra do Heroísmo, e conhecer a Misericórdia local.
Nesta visita ao arquipélago, "onde persistem desafios como as longas listas de espera no acesso a cuidados de saúde na área cirúrgica e elevados níveis de desemprego", Passos Coelho vai fazer-se acompanhar do secretário-geral do partido, José Matos Rosa, e do líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, que é cabeça de lista por São Miguel no sufrágio de 16 de outubro.
Depois de uma primeira edição em São Miguel e de outra em São Jorge, a universidade de verão do PSD/Açores chega este ano à ilha Terceira, com debates que abordarão temas como a saúde, a educação, o emprego e o mar, entre outros.
Entre os oradores dos diferentes debates previstos na universidade de verão estão Francisco Pimentel, líder da UGT/Açores, Lizuarte Machado, comandante da marinha mercante e deputado do PS, e Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória.
Participam ainda o antigo líder da JSD Duarte Marques e os eurodeputados Carlos Coelho e Sofia Ribeiro, bem como o escritor Joel Neto, o psicólogo Francisco Simões e Álvaro Monjardino, primeiro presidente da Assembleia Legislativa dos Açores.
O PSD é o maior partido da oposição no parlamento regional, no qual o PS tem a maioria dos deputados.
Comentários