“Nudez – uma invariante”, que inaugura às 17:00, com curadoria de Óscar Faria, foi produzida pelo artista em conjunto com as Galerias Municipais, e ficará patente até 01 de abril.

De acordo com a organização, a obra, que ocupa o primeiro piso do Pavilhão Branco, "é dedicada quer a Leonardo da Vinci, para quem a pintura é ‘cosa mentale’, quer a Marcel Duchamp, que projetou essa ideia para uma quarta dimensão".

A exposição confronta o visitante com um percurso na arte portuguesa das últimas décadas, reunindo elementos de diferentes tradições, desde a mística medieval, a alquimia, o zen, a pintura enquanto “coisa mental”, dos artistas Leonardo da Vinci a Marcel Duchamp, passando por António Dacosta.

Além da instalação pictórica, inclui ainda, no rés-do-chão, uma série de maquetas, com as respetivas caixas, e trabalhos recentes de Pedro Morais, sendo ainda apresentadas as duas primeiras “células” realizadas pelo artista em 1986.

No âmbito da exposição “Nudez – uma invariante” irá realizar-se, a 24 de março, uma jornada de um dia destinada a aprofundar o conhecimento da obra de Pedro Morais.

“Para ser visto”, título do encontro, irá reunir uma série de nomes que se cruzaram com o artista, quer através da escrita e da curadoria, quer em lugares onde receberam os seus ensinamentos.

Pedro Morais nasceu em Lisboa em 1944, frequentou os cursos de Pintura da Escola António Arroio e da Escola de Belas-Artes de Lisboa, e a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris.

Residiu em Paris de 1965 até 1977, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 1967-1968, e de regresso a Portugal, em 1977, foi professor na Escola António Arroio.

Tem vindo a apresentar, desde 1982, diversas realizações e projetos, nomeadamente "Deserto I (Projeto)", Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (1982); "Quadrado em Azul Profundo", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2010); "Professores", Fundação Calouste Gulbenkian (2010); "A Dança dos Pirilampos", Chiado 8 – Arte Contemporânea, Lisboa (2011); "É”, Sismógrafo, Porto (2015).