"Eu não vou, neste momento, em que arranca um processo de investigação, estar a antecipar qualquer juízo sobre aquilo que será o resultado da investigação. Há de haver um resultado, esperamos todos, a breve trecho", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, acrescentando: "Nessa altura, se for caso disso, eu terei oportunidade de falar".

O chefe de Estado, que falava no final de uma homenagem ao médico Daniel Serrão, na Sociedade de Geografia de Lisboa, referiu que "o parlamento tem entre mãos a constituição de uma comissão" - de caráter técnico e independente, proposta pelo PSD - e que "prosseguem outras indagações".

"Portanto, não tenho nada a dizer, nesta altura dos acontecimentos", afirmou o Presidente da República, em resposta à comunicação social, que o questionou sobre a controvérsia quanto ao funcionamento da rede SIRESP no combate ao incêndio que deflagrou no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, na semana passada.

O Presidente da República repetiu que, nesta altura, não tenciona "fazer comentário nenhum sobre essas matérias".

"Vamos esperar para ver aquilo que se apura, como eu disse no fim de semana passado, em matéria de factos e de responsabilidades, e depois, sendo esse o caso, eu pronuncio-me", reiterou.