"Queridos amigos, só Deus é mais importante que a minha saúde! (...) Neste momento, não estou em condições físicas de participar na abertura da Olimpíada. E, como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos", declarou o "rei do futebol", em nota divulgada horas antes do início dos primeiros Jogos na América do Sul.

Diz ainda o comunicado, "na minha vida, passei por fracturas, operações, dores, hospitalizações, vitórias, derrotas, sempre no respeito daqueles que me admiram. A responsabilidade de tomar decisões volta para mim e eu sempre procurei não decepcionar nem a minha família, nem o povo brasileiro". "Peço a Deus que abençoe todos os que participam neste evento e que seja um grande sucesso e termine em paz!

#Olympics #OpeningCeremony", tuítou durante a cerimónia. "Estarei aí com vocês hoje, em energia e pensamento, no Estádio do Maracanã. Que Deus abençoe a todos. #olympics #openingceremony", completou.

Com 75 anos e sucessivas cirurgias, o craque movimenta-se com dificuldade. Pelé nunca participou nos Jogos Olímpicos, mas, em meados de junho, o Comité Olímpico Internacional (COI) agraciou-o com a Ordem Olímpica, pela sua dedicação ao desporto. 

De Kuerten e Hortência a Vanderlei

A pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro foi assim acesa pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas-2004 e reconhecido pelo exemplo de superação que mostrou ao continuar a correr depois de ser empurrado por um espectador quando liderava a prova. Por ser um símbolo do espírito olímpico, Vanderlei, hoje com 47 anos, recebeu em dezembro de 2004 a medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração concedida pelo Comité Olímpico Internacional. 

O percurso final da tocha foi feito pela mão de Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ovacionado aos gritos de "Guga" quando entrou no estádio (sem conter as lágrimas), e Hortência, medalha de prata nos Jogos de Atlanta-1996, que caminhou por cerca de trinta metros para entregar a tocha a Vanderlei.

Uma vez acesa, a pira subiu devagar, para chegar à altura de uma estrutura formada por dezenas de bolas rodando, criando um extraordinário efeito visual.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.