O voo HA35 "enfrentou turbulências severas" pouco antes de aterrar em Honolulu, disse a companhia aérea no Twitter.

"Vários passageiros e membros da tripulação receberam atendimento médico no aeroporto para ferimentos leves, enquanto alguns foram rapidamente transportados para hospitais locais para cuidados adicionais", acrescentou.

O Airbus A330-200 transportava 278 passageiros e 10 tripulantes, disseram autoridades da companhia aérea.

"Um total de 36 pessoas foram atendidas, incluindo algumas com náuseas e ferimentos leves", disse Jim Ireland, diretor dos Serviços Médicos de Emergência de Honolulu, em entrevista coletiva.

"Vinte tiveram de ir para o hospital: 11 foram classificados como feridos graves e nove como ligeiros", acrescentou Ireland. Alguns sofreram ferimentos na cabeça.

"Também estamos muito felizes e sentimo-nos sortudos por não haver mortes ou outros ferimentos graves. E também esperamos que todos tenham uma recuperação completa", referiu.

Três tripulantes estavam entre os feridos que precisaram de ser hospitalizados, disse o diretor de operações da Hawaiian Airlines, Jon Snook, que acrescentou que houve condições climatéricas instáveis no Hawai recentemente, mas incidentes de turbulência severa são "relativamente raros".

A companhia aérea afirmou que está "a realizar uma inspeção completa da aeronave antes de devolvê-la ao serviço".