“Uma pessoa morreu e pelo menos 30 ficaram feridas”, acrescentaram as autoridades.

Várias ambulâncias e um helicóptero foram enviados para o local do acidente.

“Os feridos graves foram levados para hospitais próximos”, enquanto 11 pessoas receberam assistência em habitações na vizinhança, de acordo com o ‘site’ dos serviços de emergência.

O comboio descarrilou por volta das 03:25 (02:25 em Lisboa), depois de ter embatido em equipamentos de construção que estavam sobre a via, na localidade de Voorschoten, no troço que liga Leyde e Haia, indicaram.

“A causa do acidente será alvo de um inquérito”, referiram as autoridades.

Esta é uma ligação ferroviária bastante movimentada por comboios que fazem a ligação entre Amesterdão, Bruxelas e Paris. Todos os serviços neste trajeto foram cancelados, disseram as autoridades ferroviárias holandesas.

"Ouvimos um grande estrondo e, de repente, as luzes apagaram-se", disse uma testemunha não identificada ao jornal local Omroep West. "Inicialmente não conseguimos sair do comboio porque não havia eletricidade", disse o homem, que apareceu em estado de choque. "Eventualmente, acabamos por sair daquilo que pareceu uma eternidade", acrescentou o homem, citado pela AFP.

O pior desastre ferroviário nos Países-Baixos aconteceu em 8 de janeiro de 1962, quando dois comboios de passageiros chocaram em Harmelen, perto da cidade de Utrecht, matando 93 pessoas e ferindo outras 52.

O acidente ocorreu durante um período de intenso nevoeiro, fazendo com que o maquinista falhasse um sinal de aviso levando ao choque dos dois comboios.

*com AFP