“A Polícia Marítima da Horta procedeu à apreensão de um peixe com mais de meia tonelada, a qual resultou da captura ilegal de um espécimen de “Makaira nigricans”, nome comum ‘Atlantic Blue Marlin’ ou Espadim Azul, por um pescador de nacionalidade austríaca, na modalidade de pesca turística”, lê-se num comunicado.
Segundo a autoridade marítima, a quota desta espécie foi atingida em meados do mês de abril, estando a sua captura encerrada desde então.
O espadim azul é uma das espécies de grandes pelágicos que atrai pescadores lúdicos aos Açores, salientou a Polícia Marítima, acrescentando que muitas vezes o animal é devolvido ao mar, após a captura.
“Muitas vezes, após travada a luta entre o pescador e o peixe, quando o pescador leva a melhor, é recolhida uma foto e devolvido o espécime ao seu habitat, não tendo sido esse o registo desta feita”, apontou.
O peixe apreendido foi doado à Santa Casa da Misericórdia da Horta e será instaurado um processo de contraordenação ao pescador, que poderá ter de pagar uma multa entre 250 e 2.500 euros.
Comentários