"Existe um princípio básico a nível internacional, que é os embaixadores mudam, mas as relações entre estados permanecem. Isso acontece na vida diplomática", afirmou, durante uma visita à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde inaugurou o novo simulador de ação tática da Marinha.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que os representantes dos estados "vão mudando, até pelas suas carreiras, e não é isso que faz mudar o teor das relações entre os estados".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse na quinta-feira que o Iraque respondeu negativamente ao pedido de Portugal sobre o levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador, suspeitos de agredir um jovem português no verão passado.

Santos Silva referiu que Bagdad informou que o processo judicial relacionado com os filhos do embaixador irá prosseguir no Iraque.

O ministro disse ainda que Bagdad comunicou a retirada do embaixador do Iraque em Lisboa.

"É evidente, para todos, que o embaixador do Iraque não tem condições para permanecer em Lisboa, e portanto as autoridades iraquianas comunicam também que retiram o embaixador do Iraque em Lisboa", afirmou.

Em 17 de agosto de 2016, em Ponte de Sor, os dois jovens, gémeos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, terão espancado outro jovem, Rúben Cavaco, que sofreu múltiplas fraturas e que chegou a estar em coma induzido.

O jovem sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, chegando mesmo a estar em coma induzido. O jovem acabou por ter alta hospitalar no início de setembro.

O Presidente da República foi ainda questionado sobre a Taxa Social Única (TSU), mas recusou fazer mais comentários.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.