Em comunicado, a câmara liderada por Rui Moreira diz que "por precaução, apenas após a intervenção da Infraestruturas de Portugal (IP), dona da ponte, poderá ser reposta a circulação".
A câmara municipal do Porto decidiu na noite desta terça-feira cortar o trânsito na marginal, junto à Ponte da Arrábida, entre a Rua Dom Pedro V e os Jardins do Calém, "depois de vários pedaços provenientes da estrutura da ponte terem caído na via pública sem causar danos ou vítimas."
A circulação foi cortada nos dois sentidos e só deverá ser reposta "após intervenção da Infraestruturas de Portugal", adianta a nota da autarquia.
Ainda segundo a autarquia portuense, "os serviços de protecção civil municipais actuaram de imediato, captando imagens com um drone e determinando a interdição da via e pedindo a intervenção da IP, responsável pela manutenção daquela obra de arte".
A segurança da utilização da Ponte da Arrábida “não está em causa”, garantiu já esta quarta-feira fonte da Infraestruturas de Portugal, referindo que os pedaços que se desprenderam da estrutura e caíram na marginal do Porto são “argamassa de revestimento”.
Segundo a fonte da IP, a argamassa de revestimento que se desprendeu da Ponte da Arrábida “não afeta em nada a estrutura”.
“A IP, em coordenação com a autarquia, vai definir qual o melhor momento” para intervir na Ponte, sendo que “qualquer intervenção vai obrigar a condicionar o trânsito”, acrescentou.
A intervenção obrigará a colocar no tabuleiro da Ponte da Arrábida “um camião com uma estrutura com um braço”, de modo a aceder às zonas afetadas (no arco), o que implicará condicionar o trânsito na via.
Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação da autarquia adiantou ainda que “a Proteção Civil Municipal e a IP reúnem esta manhã”, pelo que remete mais informações para o final da reunião.
A Ponte da Arrábida foi aberta em 1963 e cruza o rio Douro, ligando a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. A estrutura desenhada por Edgar Cardoso tem um comprimento de pouco menos de 500 metros e é considerada uma obra de complexa engenharia que deu ao Porto um novo centro na Boavista.
(Notícia atualizada às 10:33 de 15/05/2019)
Comentários