"O nosso grande intuito este ano é tentar motivar aquela pessoa que não faz atividade física, mas que, indo ao evento, corra na segunda-feira ao ar livre, num ginásio ou numa ‘box' para começar a praticar. Queremos inspirar as pessoas", disse à agência Lusa o organizador do evento, André Manz.

O Portugal Fit nasce de um evento já com 20 anos de existência, uma convenção para profissionais da área do desporto, que decorria habitualmente em Aveiro.

Como esse evento "foi ganhando dimensão ao longo dos anos", a organização resolveu abri-lo ao público em geral, explicou André Manz.

Nesta edição existem, por isso, aulas de grupo de ‘power jump’ (ginástica com recurso a um minitrampolim), RPM e ‘sprint’ (aulas de bicicleta estática), ‘grit’ (treino de alta intensidade), ‘body attack’ (treino cardiorrespiratório), ‘sh'bam’ (dança) e ‘body combat’ (artes marciais).

O objetivo é que os participantes possam "experimentar as novas tendências e as novas aulas que estão a aparecer no mercado do ‘fitness' e nos ginásios", precisou o organizador.

Mais dirigidas a profissionais do setor, existem outras aulas de grupo, nas quais são lançadas novas coreografias, cerca de 60 ‘workshops' em áreas como treino personalizado, nutrição e hidroginástica e ainda o encontro nacional da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal.

Acrescem as competições de ‘cross training' e culturismo.

Para todos, haverá uma feira com venda de equipamentos desportivos e de suplementos alimentares, aulas de culinária com receitas saudáveis e serviços gratuitos como massagens, sessões de treino personalizado e de aconselhamento e espetáculos.

A expectativa de André Manz é que pela Meo Arena (e por locais contíguos como a sala Tejo) passem 25 mil participantes ao longo do fim de semana, número superior ao da primeira edição, realizada no ano passado, em que se registaram perto de 18 mil visitantes.

Além de portugueses, o Portugal Fit tem também "atraído muita gente de fora", adiantou o representante, falando em países como Espanha, Finlândia, Luxemburgo, Japão, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

O Portugal Fit decorre sábado, entre as 10:00 e as 23:00, e domingo, entre as 09:00 e as 20:00.

Os bilhetes de adulto custam 17 euros para um dia e 26 euros para os dois, enquanto os de criança têm o preço de 10 euros para um dia e 14 euros para os dois.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.