Foi esse o objetivo da Endesa ao lançar uma nova tarifa totalmente inovadora, o Power Pack que inclui vários packs de contratação de energia de acordo com as diferentes necessidades de consumo de cada cliente.

“Todos os meses o cliente vai pagar o mesmo e isso retira-lhe a preocupação com o valor da fatura, para além de receber uma mensalidade gratuita por ano. Ao mesmo tempo, com a área de cliente My Endesa, poderá controlar os consumos e, se for caso disso, mudar para outro pack que se adapte melhor ao seu consumo”, explica a empresa.

Como é que os consumidores podem calcular os seus consumos de energia de forma a obter uma melhor gestão e poupança? Quer para os consumos de eletricidade, quer para os de gás, o cálculo da tarifa que melhor se adequa a cada família pode ser simulado através do site da Endesa. Foi criado um simulador, onde o cliente tem duas opções: facilita alguns dados do local do fornecimento caso tenha a fatura consigo (CPE/CUI- potência contratada) e com esta informação é possível estimar o consumo e recomendar o melhor pack, ou pode também, caso não tenha a fatura à mão, responder a algumas perguntas de forma a estabelecer o perfil de consumo (área da casa, agregado familiar, eletrodomésticos disponíveis na vivenda entre outras).

Por exemplo, para uma família de três a quatro pessoas a habitar uma casa de 50 a 80 metros quadrados, a estimativa é que o consumo seja de até 1.750kWh/ano, sendo proposto o pack fixo mensal de 27,90 euros (impostos não incluídos). Porém, se a mesma família habitar uma casa com uma área superior, entre 80 e 110 metros quadrados, a estimativa passa a ser de um consumo anual de até 2.500kWh/ano e o valor proposto por mês é de 38,90 euros (impostos não incluídos).

Para além disso, o cliente pode controlar, em qualquer momento, no My Endesa ou na sua fatura mensal a percentagem consumida do seu pack, para assim ajustar o consumo e, caso tal seja necessário, mudar de pack.

Os cálculos para os três planos definidos para luz dependem, para além do número de pessoas do agregado familiar e da área da casa, do tipo de potência contratada, que pode ir desde os 3,45kVA aos 6,9kVA. E o que é a potência contratada? É basicamente um cálculo de consumo que permite que a rede de energia que serve a nossa casa suporte mais que um equipamento elétrico em simultâneo.

Por exemplo, segundo estimativas do site e-konomista, uma potência de 3,45kVA permite suportar um frigorífico, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), uma televisão e um computador.

Se formos para uma potência superior, a de 6,9kVA, este leque de equipamentos aumenta para um frigorífico, uma arca congeladora, uma máquina de lavar (roupa ou loiça), uma placa elétrica ou até dois aparelhos de aquecimento, três televisões e dois computadores.

O mesmo acontece para o caso do gás, há dois packs para o escalão 1 de consumo e dois packs para o escalão 2.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.