Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje à tarde numa dupla cerimónia na Escola Naval, em Almada, onde teve lugar a abertura solene do Ano Letivo da Escola Naval e encerramento das Jornadas do Mar 2016, discurso no qual deixou de mensagens de "consagração e incentivo".

"Consagração da Escola Naval que com entusiasmo e firme determinação continua a formar os oficiais da nossa Marinha, sabendo enaltecer e dignificar o seu passado, abraçar o seu presente e perspetivar o seu futuro", destacou.

O Comandante Supremo das Forças Armadas enalteceu o importante papel que hoje a Escola Naval "assume por ser uma instituição de excelência na qualificação de meios humanos, na valorização da sociedade portuguesa, na promoção da qualidade do ensino e da cultura dos valores, da honra e do dever".

Dirigindo-se diretamente aos novos oficiais da Marinha, Marcelo Rebelo de Sousa deixou um pedido: "que sejais dedicados, competentes e leais".

Sobre o encerramento das Jornadas do Mar 2016, o Presidente da República deixou uma mensagem de "incentivo aos participantes e autores dos trabalhos que já enriqueceram estas jornadas para que continuem a sua reflexão sobre matérias relacionadas com o Mar, um tema crucial para a afirmação de Portugal".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, uma "iniciativa dirigida aos alunos do ensino superior é de enaltecer", considerando que o "ensino superior é por excelência o fórum privilegiado para suscitar o estudo multidisciplinar e promover o debate científico".

"A todos os que tornaram possível a realização das jornadas, o Presidente da República deixa uma expressão de reconhecimento”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha já estado na abertura dos anos letivos dos Pupilos do Exército, a 13 de outubro, e do Colégio Militar, a 24 de outubro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.