"Atualmente, temos já perto de 80 postos de trabalho criados através de projetos apoiados por este programa e isso deixa-nos obviamente satisfeitos", disse hoje à agência Lusa Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, no distrito de Beja.

O programa "Odemira Empreende" visa, segundo o autarca, a promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial, através de várias medidas para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, com vista à captação de novos investimentos e criação de emprego.

Desde o início do programa, em julho de 2015, foram apoiados projetos de negócio na área da animação turística, do comércio e do alojamento local, mas também de produtos endógenos, como o mel e o medronho.

"É um programa que pretende acima de tudo dinamizar o tecido económico e promover o emprego e esses são objetivos que têm sido alcançados", destacou Ricardo Cardoso, que entregou, no final de novembro, mais "cheques empreendedores" a vários promotores, no valor total de cem mil euros.

Até ao final do mês de novembro, foram apresentadas 85 candidaturas ao programa municipal, que inclui várias medidas de apoio financeiro, de apoio à criação do próprio emprego, de redução de taxas, incentivos fiscais e ainda a atribuição do prémio "Espírito Empreendedor".

O apoio financeiro pode chegar aos dez mil euros para novos projetos ou a cinco mil euros para modernização de negócios já existentes e "50 por cento do valor pode ser adiantado".

Além disso, o programa disponibiliza também aos candidatos uma "Oficina do Empreendedor", onde funciona o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, um ninho de empresas e atendimento temático.

"Este programa tem funcionado como um "clique", as pessoas têm a ideia, têm o sonho, mas às vezes falta o "cliquezinho" e acho que o programa tem tido esse papel", defendeu Ricardo Cardoso, que destacou o facto de os interessados se poderem candidatar em "qualquer altura do ano", já que não há prazos nem avisos de concurso.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.