"Quero anunciar em primeira mão que o incêndio acabou mais uma fase. Posso dar o incêndio como dominado, quer dizer que o perímetro do incêndio está consolidado e está a ceder aos meios, ou seja, o incêndio não vai além do perímetro estabelecido", disse Vítor Vaz Pinto.
O comandante operacional da Proteção Civil antecipou o ‘briefing' que inicialmente estava agendado para as 18:00, no posto de comando instalado em Avelar, no concelho de Ansião, em Leiria, precisamente para dar o incêndio como dominado praticamente ao fim de quatro dias.
Apesar disso, adiantou que o dispositivo que está no terreno vai-se manter e explicou que o perímetro do teatro de operações é muito grande, tem cerca de 153 quilómetros de perímetro, ou seja, tem um raio aproximado de 37 quilómetros.
"O fogo não vai progredir mais do que já progrediu. Vamos concentrarmo-nos no interior do perímetro. Vamos ter situações dentro bastante complicadas, mas temos a certeza que o incêndio não vai progredir mais do que isso", sustentou.
Vítor Vaz Pinto que, a partir do final da tarde de hoje vai ser substituído no comando por António Ribeiro, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Aveiro, disse que agora vão preocupar-se com o interior do perímetro onde existem bolsas que não foram afetadas, principalmente junto a localidades.
"Nós estamos ainda na resposta e vamos continuar a ter ainda por muito tempo situações bastante complicadas, mas temos a certeza de que o incêndio não vai progredir mais do que isso", concluiu.
[Notícia atualizada às 17:23]
Comentários