“O presidente eleito do PSD dá simbolicamente um passo para cumprir um dos objetivos que traçou para o seu magistério no cargo, que é o de voltar a abrir o partido à sociedade e chamar para dentro da sua estrutura quadros qualificados”, refere o comunicado enviado pela estrutura de Rui Rio.

Nascido no Porto, em 1964, Álvaro Almeida, vereador sem pelouro na Câmara do Porto, é professor associado e diretor do Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde se licenciou em 1987, concluindo também ali o mestrado, em 1994. É ainda professor da Porto Business School.

Álvaro Almeida concorreu à Câmara Municipal do Porto na qualidade de independente nas últimas autárquicas, encabeçando a lista da coligação PSD/PPM, e ficou em terceiro lugar, com 10,39% dos votos, atrás do independente e presidente da autarquia Rui Moreira e do PS.

Rui Rio, que presidiu à Câmara do Porto entre 2001 e 2013, foi eleito no sábado o 18.º presidente do PSD em eleições diretas nas quais obteve 54,1% dos votos, derrotando Pedro Santana Lopes por uma diferença de 3.484 votos.