"É um reabrir das portas da cooperação entre a Polícia de Segurança Pública e a Polícia de Ordem Pública da Guiné-Bissau no quadro de cooperação em vários domínios, que já inclui formação, e agora naquilo que são as prioridades da polícia de reforçar condições materiais e dar um contributo ao combate à sinistralidade rodoviária", afirmou o diretor nacional da PSP, Luís Farinha.

A PSP entregou cerca de 3.000 peças de fardamento, algemas e alcoolímetros.

"Esta ação é do povo português, este donativo é imposto pago pelos cidadãos portugueses, portanto, é com bastante prazer que vamos receber este donativo que vai dar outra imagem aos agentes da Polícia de Ordem Pública", disse o comissário-geral da POP, Celso Carvalho.

O comissário salientou também que os medidores de álcool no sangue vão servir para combater a sinistralidade rodoviária no país.

"Muitas vezes os processos são absolvidos por falta de provas e isto vai ajudar a provar" que os condutores tinham consumido álcool, disse.

Presente na cerimónia, que decorreu no Ministério do Interior, em Bissau, esteve também o embaixador de Portugal, António Alves de Carvalho, que afirmou que o "ato simbólico" representa aquilo que Portugal pensa da Guiné-Bissau.

"É estar próximo, é estar presente, é cooperar, ajudar, apoiar e, sobretudo, dar e transmitir uma ideia positiva de que Portugal está com a Guiné-Bissau", afirmou António Alves de Carvalho.

O embaixador sublinhou que Portugal está "envolvido" e "comprometido" em desenvolver quadros mais ambiciosos de cooperação.

O diretor nacional da PSP iniciou segunda-feira uma visita de dois dias à Guiné-Bissau, que incluiu encontros de trabalho com o ministro do Interior guineense, Mutaro Djaló, com o comissário-geral da POP e visitas a várias esquadras da cidade de Bissau.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.