
“Quando a esquerda radical não consegue vencer através do voto democrático, abusa do sistema judicial para prender os seus opositores. Este é o seu ‘modus operandi’ em todo o mundo”, escreveu Elon Musk na sua rede social X.
Noutra mensagem, considerou: “Isto vai fazer ricochete, como aconteceu com os ataques judiciais ao Presidente Trump”.
Musk, que Trump integrou no governo para o encarregar de reduzir a dimensão da administração, já se tinha posicionado noutras ocasiões a favor de movimentos e partidos de extrema-direita na Europa, entre os quais a Alternativa para a Alemanha (AfD) ou o Vox espanhol.
Marine Le Pen, antiga presidente da União Nacional (RN, na sigla em francês) e atual líder do grupo parlamentar do partido na Assembleia Nacional francesa, foi hoje condenada pelo Tribunal de Paris a quatro anos de prisão, dois dos quais não suspensos e sujeitos a um sistema de vigilância eletrónica, a uma multa de 100.000 euros e a cinco anos de inelegibilidade.
Le Pen e oito eurodeputados franceses da União Nacional foram considerados culpados de terem desviado fundos públicos do Parlamento Europeu.
O advogado de Le Pen anunciou que irá recorrer da decisão, embora a interdição de exercer cargos públicos não seja passível de recurso.
Comentários