No Dia Internacional da Mulher, Richmond, nos arredores de Melbourne, vai tornar-se o primeiro lugar da Austrália a ter a imagem duma mulher num semáforo para pedestres. Este sinal vem substituir o boneco que estamos acostumados a ver quando aguardamos por passagem numa estrada sinalizada.

Mas, de acordo com o Mashable, não se trata duma simples referência a esta efeméride, e a escolha da silhueta não foi aleatória: trata-se de Mary Rogers, a primeira mulher a ser eleita para o governo local do Estado de Victoria, que é o segundo maior do país, em 1920.

Esta é uma inciativa da autarquia local que prevê que a construção do novo sinal comece no final deste mês e ue este seja instalado no próximo mês de maio. A ideia é que se mantenha esta imagem durante pelo menos 12 meses.

O uso de silhuetas femininas nos semáforos já é prática em algumas cidades europeias. Ontem foi a vez de Valência anunciar a instalação de alguns destes "semáforos paritários" - neste caso, de um lado da rua há figuras de mulheres, e no semáforo oposto figuras de homens.  

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.