A GNR intensificou, entre segunda-feira e quarta-feira em todo o país, a fiscalização à condução sob efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, tendo os militares daquela força de segurança direcionado as ações para as vias onde estas infrações são mais frequentes.

Em comunicado, a GNR adianta que, no âmbito da operação, 16.474 condutores foram submetidos ao teste de alcoolemia, dos quais 249 estavam em infração e 77 foram detidos, ou seja, apresentaram uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro, o que constitui crime.

Esta força de segurança realizou o teste às substâncias psicotrópicas a 23 condutores, dois dos quais apresentaram resultados positivos.

Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, foi também realizada em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.