Chama-se DECO CAUSA EFEITO e é uma plataforma online onde os consumidores podem apresentar as causas que gostavam de ver defendidas. Rita Rodrigues, responsável de Relações Institucionais da DECO PROTESTE, explica que o programa foi “uma forma de perguntar diretamente aos consumidores quais são as causas que mais os preocupam e que gostariam de ver desenvolvidas ainda este ano”. Desta forma, evita-se que seja apenas a organização de defesa do consumidor a propor temas, dando voz às pessoas.

Qualquer um pode participar. Basta aceder à plataforma e deixar lá o contributo. “Qualquer causa, desde que devidamente fundamentada e que não tenha qualquer conotação religiosa ou partidária é aceite. Temos depois desenvolvido por categorias e qualquer pessoa pode lá ir votar em mais do que uma casa, mas só uma vez em cada uma”.

Entre as categorias estão Serviços do Estado, Educação, Transportes, Saúde, Comunicações ou Água e Energia, entre outras. Depois de serem submetidas as ideias, “é apelar a que quem tem a autoria da causa utilize os seus contactos para divulgar e conseguir que aquela causa seja a mais votada”. No fim, o objetivo é “eleger a causa mais votada como uma das campanhas que será desenvolvida este ano. As restantes farão parte do nosso planeamento e serão trabalhadas do ponto de vista técnico em função da nossa disponibilidade”, explica Rita Rodrigues.

Nesta procura para saber “qual é a causa que mais atormenta os consumidores, qual é aquela em que eles se sentem mais envolvidos”, surgiram algumas surpresas. “Sempre pensámos que esta plataforma fosse utilizada para temas como garantias, fidelização dos contratos, questões das portagens e de fiscalidade, e não tanto em temas como 'médico de família para todos' ou temas de cidadania mais genéricos”, começa por dizer. “De facto isso alegra-nos muito, porque percebemos que [os consumidores] olham para nós não apenas como quem defende que os bens devem ter uma garantia, mas como um parceiro e uma influência na sociedade para causas mais genéricas. Isso surpreendeu-nos mas também nos honra muito, porque significa que há uma confiança enorme por parte dos consumidores”.

Assim, surgiram temáticas como “ajudar a limpar as praias, a criação de espaços verdes e ciclovias”. O que mostra que “a visão que as pessoas têm da defesa do consumidor é muito mais alargada do que aquela que existe se formos a uma interpretação estrita da lei. Podem ser mais responsabilidades de cidadania e menos de defesa do consumidor mas, ainda assim, se os consumidores o entenderem, serão trabalhadas por nós”, garante.

Contudo, a DECO PROTESTE não vai trabalhar sozinha. “Não nos limitamos a lançar a plataforma e a recolher as perceções e os votos dos consumidores, queremos trabalhar com eles”, diz Rita.

Até ao momento já foram apresentadas mais de 90 causas na plataforma, sendo que a mais votada, ultrapassando já os 140 apoiantes, diz respeito aos contratos de fidelização e apoio aos clientes, no campo das comunicações. Logo de seguida vem a limpeza das praias, com mais de 120 apoiantes e a redução do IVA em bens e serviços, no setor da energia, que já passa os 90 votos.

É possível apresentar uma causa e votar nas já iniciadas até ao dia 13 de maio. Para aqueles que o fizerem, os resultados serão divulgados, em primeira-mão, no dia 22. Depois disto, mãos à obra: “começa o trabalho concreto para que a causa escolhida cause efeito”.


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