A app H2O Quality, disponível nas nas versões Android e iOS permite a qualquer pessoa que esteja em Lisboa, seja morador ou turista, conhecer, de forma gratuita, a qualidade da água no local onde se encontra, com informação atualizada diariamente, em português e em inglês.
A aplicação, desenvolvida pela EPAL, funciona através de georreferenciação e além da informação sobre a qualidade da água também permite encontrar e saber o melhor caminho para chegar ao local com água mais próximo. A empresa associou também na aplicação a informação sobre os locais de venda da garrafa reutilizável que lançou em 2015, 100% ecológica, e onde é possível enchê-la com água da torneira.
"Com esta inovação, a EPAL posiciona Lisboa como a primeira cidade do mundo onde a transparência desta informação está acessível a todos, sendo este um fator diferenciador no panorama dos principais destinos turísticos mundiais, demonstrando a confiança da EPAL no trabalho realizado todos os dias para garantir a distribuição de água segura e de excelente qualidade a cerca de três milhões de pessoas", refere a empresa em nota divulgada à comunicação social.
A ideia de desenvolver uma aplicação sobre a qualidade da água em Lisboa teve como ponto de partida a Lei nº 41/2018, de 8 de agosto, que levou a EPAL a incluir nas faturas, informação sobre a qualidade da água. Essa informação era até aqui disponibilizada apenas aos clientes e os dados referentes ao último trimestre
Com o lançamento da H2O Quality, a divulgação da informação é alargada a toda a população e aos turistas, e numa base informação diária.
Os utilizadores da app obtém informação sobre os parâmetros da água pública, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros. Caso o utilizador pretenda saber a qualidade da água de um outro local em Lisboa que não a sua área de residência, basta recorrer ao motor de pesquisa da aplicação e inserir a morada pretendida.
Complementarmente, está disponível para consulta informação mais detalhada sobre as origens da água da EPAL, as diversas fases de tratamento e o controlo da qualidade da água.
A H2O Quality facilita também o acesso às outras aplicações da EPAL, o myAQUA, que permite cliente gerir os seus dados de contrato, e a app do Museu da Água, que possibilita obter mais informações acerca dos seus espaços culturais.
A aposta na promoção do consumo da água de torneira
A promoção do consumo da água de torneira é uma das prioridades na comunicação da EPAL que tem promovido várias iniciativas nesse âmbito. O projeto “Água Circular por Natureza”, que tem como foco principal a sustentabilidade ambiental, será o "chapéu" de várias ações da EPAL em várias áreas de atuação. A utilização da água dentro das habitações, em uso doméstico, é uma das prioridades e, neste tipo de consumo, tem destaque a preparação de refeições.
Foi esse o mote para duas das iniciativas realizadas na semana passada, uma de promoção da utilização da água no plano alimentar com sugestões de receitas e um evento de show cooking e outra mediante a sinalização dos restaurantes que aderiram ao consumo de água de torneira.
Num evento realizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Lisboa E-Nova no Pátio da Água, em Lisboa , a EPAL convidou o chef Chakall para uma demonstração de como poupar água nas cozinhas, na confeção de refeições, ao reutilizar alimentos na sua totalidade, com zero desperdício . No espaço do Pátio, em plena Avenida da Liberdade, foi instalada uma área de compostagem, onde dois compostores recebem, diariamente, todos os resíduos orgânicos ali gerados. O Pátio estará aberto até ao dia 14 de setembro e, quando fechar as portas, o composto gerado será devolvido à terra sob a forma fertilizante natural, com a plantação de árvores numa escola da cidade de Lisboa.
A segunda iniciativa assenta na ação conjunta com a Zomato, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova, Turismo de Portugal e Associação ZERO com o objetivo de promover os restaurantes e cafés da cidade de Lisboa que aderem ao consumo de água da torneira e a disponibilizam aos seus clientes. Estes restaurantes irão passar a ser anunciados na própria aplicação da Zomato.
Comentários