Segundo a CIMRL, que abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, a redução tarifária de 50% verificar-se-á no valor dos títulos de transporte de utilização mensal do serviço rodoviário, a aplicar aos passes municipais/intermunicipais, com origem e destino dentro do território da CIMRL.

O presidente da CIMRL, Raul Castro, disse à agência Lusa que um dos objetivos desta redução é também que "cada vez mais gente utilize os transportes públicos para reduzir o CO2, para garantir cidades com maior qualidade".

Os passageiros com passe inter-regional entre a Região de Leiria e o Médio Tejo podem contar com uma redução de 40% no tarifário, enquanto os passes inter-regionais entre a Região de Leiria e o Oeste têm uma redução de 30%.

Estas reduções estão definidas até final do ano, podendo ser revistas nos anos de 2020 e 2021, em função da dotação financeira que vier a ser disponibilizada à CIMRL.

O Programa de Apoio à Redução Tarifária na Região de Leiria (PART_RL) permite aos passageiros o acesso à redução tarifária nos títulos de transporte.

A adesão é voluntária, gratuita, automática e processa-se através da apresentação de um formulário junto dos operadores, uma única vez.

Contudo, para agilizar o processo e admitindo que não houve muito tempo para preparar a mudança, a CIMRL deu indicações aos operadores para que, na fase de arranque, seja aplicada a redução automática no momento da renovação mensal do passe.

Isso não invalida, contudo, a necessidade de preenchimento do requerimento. A partir desse momento, o passageiro tem acesso à redução tarifária logo na compra dos passes mensais.

"Estima-se que a população beneficiária da redução tarifária se situe entre os 7.500 e os 10.000 passageiros, no período entre maio de 2019 e dezembro de 2021", informa a CIMRL.

Em 2020 e 2021, a redução tarifária resultará, "não só da monitorização constante da aplicação do plano, mas também das dotações anuais que vierem a ser disponibilizadas à CIMRL".

Esta redução será aplicada aos passes municipais e intermunicipais (origem/destino dentro do território da CIMRL) e exclui os passes do transporte escolar (pré-escolar, ensino básico e secundário).

Os passes urbanos, que até agora custavam em média 15 euros, vão baixar para 10 euros, enquanto os passes interurbanos (com origem/destino dentro dos dez concelhos da CIMRL), que até agora tinham um custo médio de 53 euros, vão custar, no máximo, 30 euros.

Os passes 4-18 e sub-23 - para crianças e jovens que não usufruem de transporte escolar, custeado pelos municípios - vão também beneficiar de uma redução de 50%, cumulativa com o desconto que já têm agora.

No dia 26, foram assinados os Acordos de Execução entre a CIMRL e os operadores de transportes da Região de Leiria, com o objetivo de definir a execução do PART_RL, as respetivas competências, bem como as compensações financeiras a atribuir aos operadores.