O congresso e assembleia geral da Associação de Reitores de Santuários, instituição francesa que integra todos os santuários católicos franceses e também alguns de países como a Bélgica, Suíça, Líbano e Portugal, incluem momentos de oração, formação e reflexão e começam na tarde de terça-feira com uma visita ao recinto do santuário de Fátima.
Na iniciativa, vão ser partilhadas "preocupações comuns e soluções" que levem a um "melhor acolhimento" dos peregrinos, nos diferentes santuários, refere, na nota enviada à agência Lusa, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
O comunicado adianta que a associação promove três dias de formação anual e "oferece aos seus membros uma ligação fraterna que contribui para um melhor acolhimento dos peregrinos, para aperfeiçoar o serviço à Igreja e promover a promessa à reunião de Cristo ressuscitado".
No encontro, que reúne cerca de 150 participantes, participam ainda os membros da Associação de Obras Marianas, outra instituição internacional de origem francófona, fundada em 1961, que integra santuários marianos, movimentos marianos da Igreja, congregações e leigos ou institutos religiosos diretamente dedicados à Virgem Maria, adianta o Santuário de Fátima.
Aquando da aceitação do convite a estas duas instituições para se associarem ao Centenário das Aparições, Carlos Cabecinhas afirmou que estes encontros eram uma "oportunidade para acolher responsáveis de santuários que são, muitas vezes, também organizadores de peregrinações a Fátima", acrescenta.
Comentários