O anúncio surge depois de uma convocatória de emergência dos funcionários da casa real, tendo estes reunido esta quinta-feira de manhã, pelas 10h00, no palácio de Buckingham.

A convocatória causou alguma especulação em torno da saúde do esposo da rainha Isabel II, o príncipe Filipe, de 95 anos, mas fontes da casa real, citadas pelo The Guardian, garantiram não existir causa para alarme.

Agora, num anúncio oficial, a casa real esclarece que o esposo de sua alteza, o príncipe Filipe, duque de Edimburgo, deixará de participar em eventos públicos a partir do outono.

Escreve a BBC que esta foi uma decisão do príncipe e que teve o apoio da rainha. Filipe celebra a 10 de junho 96 anos de idade.

O marido de Isabel II vai cumprir os compromissos oficiais agendados até agosto, mas não aceitará novos convites. Filipe é patrono, presidente e membro de mais de 780 organizações e continuará a estar associado a estas.

Isabel II, que no passado mês de fevereiro celebrou os 65 anos de reinado, acaba de regressar a Buckingham, a residência oficial na capital do Reino Unido, depois de ter passado a Páscoa em Windsor. A rainha celebrou este ano 91 anos.

O comunicado da Casa Real

"O duque de Edimburgo decidiu que não vai continuar a participar em eventos públicos a partir do outono deste ano. Ao tomar esta decisão, o duque teve o apoio total da rainha.

O príncipe Filipe vai cumprir com os compromissos já agendados entre agora e agosto, tanto individuais como naqueles em que acompanhará a rainha. Assim, o duque não irá aceitar novos convites para visitas ou compromissos, ainda que possa decidir participar em determinados eventos públicos de tempos a tempos.

O duque de Edimburgo é patrono, presidente e membro de mais de 780 organizações, às quais continuará associado, ainda que não desempenhe um papel ativo participando em compromissos.

Sua Majestade vai continuar a cumprir a sua agenda de compromissos oficiais com o apoio dos membros da família real". 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.