A Revolut anunciou esta terça-feira que foi alvo de um ataque informático que permitiu aos atacantes aceder a dados pessoais de 0,16% da base de clientes, ou perto de 50 mil clientes, da empresa de serviços financeiros digitais, de acordo com o Techcrunch, site especializado em tecnologia.

O ataque ocorreu a 10 de setembro e foi isolado na manhã do dia seguinte, disse o porta-voz da fintech, Michael Bodansky, ao Techcrunch. “Um terceiro não-autorizado obteve acesso aos detalhes de uma pequena percentagem (0,16%) dos nossos clientes por um pequeno período de tempo", explicando que "os clientes que não receberam um email não foram impactados".

Na comunicação enviada aos clientes, a Revolut detalha que "não houve acesso a nenhum detalhe de cartão, PIN ou senha". No entanto, os "hackers" poderão ter conseguido aceder a parcelas de pagamento de cartões, juntamente com nomes, moradas, emails e números de telefone dos clientes.

Segundo o Techcrunch, a Revolut, empresa de serviços financeiros digitais sediada na Lituânia, tem perto de 20 milhões de clientes. No reporte que a empresa fez às autoridades lituanas, a empresa disse que tinham sido afetados 50.150 clientes, 20.687 clientes no espaço económico europeu e 379 na Lituânia.

A Revolut lançou o banco em maio de 2020 na Lituânia e desde então tem já licença bancária para 18 países europeus. O Revolut Bank não tem balcões físicos, apenas presença digital.

Em Portugal, a Revolut tem 500 mil clientes.