Há um ano, a data de 9 de maio era apontada como aquela em que Vladimir Putin queria assinalar a vitória na guerra com a Ucrânia., invadida pelas tropas russas a 24 de fevereiro de 2022.

O objetivo não se concretizou, mas a data permanece de grande simbolismo e, a cerca de duas semanas de distância, realizou-se, esta quinta-feira, em  Moscovo um ensaio geral.

Um lançador de míssil balístico intercontinental Yars desfilou pela rua Tverskaya, em Moscovo, durante um ensaio do desfile militar que acontecerá na Praça Vermelha a 9 de maio para comemorar a vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Forças policiais russas fizeram também guarda em frente às armas do míssil S-400 Triumf,  posicionadas na rua Tverskaya.

Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado no dia 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

A data que celebra a vitória europeia dos Aliados sobre o regime da Alemanha nazi, no final da Segunda Guerra Mundial, é celebrada na maior parte dos países europeus ocidentais a 8 de maio, data em que efetivamente o regime nazi caiu em 1945.