“É uma obrigação dos municípios implementar tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar a minimizar as dificuldades económicas que os nossos idosos hoje têm”, afirmou o presidente da autarquia, Domingos Carvas.
O cartão social de apoio ao idoso foi implementado recentemente em Sabrosa e, segundo esta autarquia do distrito de Vila Real, conta “já com cerca de 400 inscritos e beneficiários”.
O objetivo é ajudar na “melhoria da condição socioeconómica dos mais idosos e principalmente dos mais carenciados”.
Dos benefícios que o cartão concede consta a redução de taxas de 40% nos acessos aos eventos organizados pelo município, a entrada gratuita nas piscinas municipais, pagando os utentes apenas o respetivo seguro, e um desconto de 50% no montante não comparticipado nos medicamentos adquiridos nas farmácias do concelho.
Podem ter acesso ao cartão as pessoas idosas e que residam no concelho há pelo menos dois anos.
O documento deve ser pedido junto dos serviços de ação social da câmara.
“É necessário implementar uma discriminação positiva, alicerçada numa resposta social mais solidária e equitativa, de forma a minimizar os índices económicos das populações como as nossas, que são constantemente penalizadas pela interioridade. Pela nossa parte, seguramente esta política irá continuar a ser uma realidade, reforçando cada vez mais o seu investimento”, frisou o autarca Domingos Carvas.
Comentários