O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, em especial nas regiões montanhosas, vento fraco, soprando moderado do quadrante norte no litoral oeste até final da tarde e nas terras altas até ao meio da manhã e para o final do dia e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre os 10 graus Celsius (Guarda, Bragança e Braga) e os 16 (em Faro) e as máximas entre 23 (Porto, Viana do castelo e Leiria) e os 30 (em Santarém).
Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e até ao início da manhã e vento moderado de nordeste.
No Funchal as temperaturas vão variar entre 21 e 27 graus celsius.
Para os Açores prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva, passando a aguaceiros que poderão ser fortes, possibilidade de trovoadas e vento sudoeste muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora.
Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) as temperaturas vão oscilar entre 20 e 25 graus, em Angra do Heroísmo (Terceira) entre 20 e 26 e em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 21 e 25.
Concelho de Castro Marim e Alcoutim, em Faro, em risco 'máximo' de incêndio
Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio e mais de três dezenas estão em risco ‘muito elevado’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Além do risco ‘máximo’ para Castro Marim e Alcoutim (Faro), o Instituto colocou em risco ‘muito elevado’ de incêndio mais de três dezenas de concelhos dos 18 distritos do continente em risco, com exceção de Setúbal, Lisboa, Évora, Braga e Viana do Castelo.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Comentários