O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.
A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado a forte de nordeste nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde, sendo temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.
Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral a norte do Cabo Carvoeiro e subida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro.
No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 9 graus Celsius (em Braga) e 24 (Portalegre) e as máximas entre 25 (no Porto) e 37 (em Santarém).
Mais de 70 concelhos do continente em risco 'máximo' de incêndio
De acordo com o IPMA, mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão em risco ‘máximo’ de incêndio.
O instituo colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o agravamento do risco de incêndio em todo o continente devido às previsões do tempo quente e seco.
Num aviso à população, a Proteção Civil referiu que “o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental”, sendo “muito elevado e máximo na região do Algarve e em todas as regiões do interior”.
O alerta da ANPC surge na sequência da informação pelo IPMA de um agravamento das condições meteorológicas com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade relativa do ar, sem recuperação significativa durante a noite.
“Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável tempo quente e seco, vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais”, segundo a ANPC.
Comentários