O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã e queda de neve nos pontos mais Altos da serra da Estrela até ao início da manhã.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado na faixa costeira e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima.
No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 04 graus Celsius (na Guarda) e os 10 (em Lisboa e no Porto) e as máximas vão variar entre os 08 (na Guarda) e os 18 (em Santarém).
Dez distritos do continente sob aviso amarelo até sábado devido à agitação marítima
De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir de hoje e até 02:00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.
Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.
De acordo com a Marinha portuguesa, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, e a da Figueira da Foz está condicionada devido a assoreamento.
O IPMA colocou ainda o distrito da Guarda sob aviso amarelo até às 09:00 de hoje devido à previsão de queda de neve acima da cota de 600 metros.
O aviso amarelo é o segundo mais grave numa escala de quatro, e aplica-se em situações “de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Comentários