No penúltimo dia de campanha, num comício que junta cerca de 700 pessoas na Alfândega do Porto, Catarina Martins decidiu responder àquilo que parecia ser um segredo sobre o pós-eleições porque no BE não se guardam "surpresas para segunda-feira".

"E se formos mais fortes - e eu acho que vamos ser - todo o país sabe na segunda-feira que o Bloco de Esquerda contará para novas soluções que partem precisamente de onde a gerigonça parou. Um novo começo", comprometeu-se.

Este novo começo, segundo a líder bloquista, será feito "partir do que mais importante ficou por fazer" na legislatura que agora termina.

"Acabar com a precariedade, recuperar a dignidade do trabalho e do salário, salvar o Serviço Nacional de Saúde, iniciar uma resposta verdadeira à crise climática", enumerou.

Catarina Martins garantiu assim que os bloquistas não têm "segredos para a gente deste país" e estão "preparados para tudo".

"Esta é uma grande campanha, está quase no fim, mas eu por hoje despeço-me do Norte por esta campanha e volto para votar no domingo", disse, já no final do discurso, momento para o qual guardou contar "o que se vai passar na segunda-feira".

Segundo Catarina Martins, esta tem sido uma pergunta que que lhe têm feito "muitas vezes, jornalistas e não só, como se fosse um segredo".

"Mas vou contar-vos: se a força incrível que sentimos a crescer nas duas últimas for para valer - e eu sinto que é -, se no domingo o Bloco de Esquerda sair mais forte - e eu acho que vai mesmo sair -, se tivermos conseguido evitar uma maioria absoluta do PS - e estamos todos os dias a trabalhar porque só um Bloco mais forte a pode evitar -, então, se o Bloco de Esquerda estiver mais forte, tudo aquilo que alcançámos nos últimos quatro anos terá sido mais do que um breve parêntesis na política do país e na melhoria da vida das pessoas", assegurou.

Nestes quatro anos, durante os quais houve um acordo inédito à esquerda que apoio o Governo minoritário do PS, a dirigente do BE considera que foram dados "os primeiros passos".

"E não há quem não saiba no país que nós cumprimos todos os nossos compromissos. As pessoas conhecem a fibra desta gente do Bloco, conhecem a nossa garra, o nosso compromisso com o mandato de que nunca abrimos mão", enalteceu.

(Notícia atualizada às 22h44)