"Vamos a partir de agora disponibilizar através de plataformas digitais os serviços que estão disponíveis neste momento nas lojas ou que estavam disponíveis na linha verde", adiantou, em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila.
Segundo o governante, nos últimos anos tem aumentado a procura dos açorianos pela rede que dispõe atualmente de mais de 50 balcões nas nove ilhas dos Açores.
"A RIAC é um serviço que tem tido uma enorme adesão e um enorme sucesso. Posso dizer que no último ano a RIAC fez 752 mil atendimentos, ou seja, em média cada açoriano recorreu pelo menos três vezes à RIAC, o que representou um crescimento de 13% face ao ano anterior", salientou Sérgio Ávila.
Nesse sentido, o executivo açoriano decidiu permitir o acesso aos serviços prestados na RIAC através de novas plataformas, como o chat, o Skype e o Facebook.
"Nós entendemos que tendo em conta as novas tecnologias e as novas plataformas digitais e a mudança que ocorreu na forma de comunicação e de acesso à informação, a RIAC também se devia adaptar a estes novos tempos", explicou o vice-presidente do Governo Regional.
Já era possível aceder a alguns serviços através de uma linha telefónica, mas as novas tecnologias facilitarão o acesso pela internet, entre as 9:00 e as 22:30, de segunda a sábado, e entre as 10:00 e as 21:30, aos domingos.
"Acedendo ao portal da RIAC ou através da página do Facebook da RIAC, todos os açorianos passarão, a partir de agora, na sua casa e de forma cómoda a aceder a todos os serviços que a RIAC tem no âmbito do seu 'call center'", apontou Sérgio Ávila, destacando as facilidades destas novas plataformas para os imigrantes açorianos.
Por enquanto, continuam a existir alguns serviços que obrigam à presença física dos cidadãos, como a renovação do cartão de cidadão, mas segundo o vice-presidente do executivo açoriano no próximo ano deverá ser criada mais uma medida para tornar o processo mais célere.
"Vamos desenvolver um conjunto de quiosques interativos 'self-service', que serão colocados em sítios diferentes, fora das lojas, de forma a que os açorianos possam aceder aos serviços que obrigam à presença física, a uma fotografia digitalizada, sem ser com acesso às lojas", frisou.
A linha telefónica e as novas plataformas serão respondidas por uma equipa de 10 funcionários, que trabalha por turnos, mas o vice-presidente do executivo açoriano admitiu a possibilidade de "alargar os recursos humanos afetos a esta funcionalidade", se a procura por estes serviços aumentar.
Atualmente, a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dos Açores "presta 532 serviços diferenciados, de 65 entidades".
(Notícia corrigida às 17h16: alteração da imagem)
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