“Há uma semana que a Unidade de Aprovisionamento da ARS Norte não tem vacinas para enviar às unidades”, avisa o Sindicato Independente dos Médicos no seu site oficial.

“Até amanhã [sexta-feira], a situação ficará resolvida com a distribuição por uma empresa fornecedora de mais doses”, afirmou fonte da ARS-Norte.

A mesma fonte justificou a “escassez” com a adesão “maciça” à campanha de vacinação, adiantando que, até quarta-feira, foram vacinadas contra a gripe um total de 111.490 pessoas.

O período de vacinação começou no dia 14 de outubro, tendo sido anunciado que estão disponíveis dois milhões de vacinas, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no SNS e cerca de 600 mil para venda em farmácias.

Segundo o Sindicato, as Unidades de Saúde Familiar e restantes unidades de Cuidados de Saúde Primários da região estão impedidas de vacinar os utentes que as procuram. “A expectativa dos utentes é defraudada por motivos que são alheios às unidades de saúde e aos seus profissionais”, indica a nota.

“Tem sido lamentável a forma como toda a situação tem sido gerida pelos vários responsáveis da ARS Norte, quer pela ausência de respostas quer pelo incumprimento dos prazos quando essas respostas existem”, acrescentam.

No Serviço Nacional de Saúde a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

A autoridade de saúde recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, recordando que têm “maior probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações”.

Nos casos em que é gratuita e fortemente recomendada, como idosos, residentes em lares e alguns doentes crónicos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

A DGS recomenda ainda a vacina a pessoas entre os 60 e os 64 anos, bem como a grávidas ou a alguns doentes crónicos.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

(Notícia atualizada às 11h29)