A empresa espera conseguir completar um voo de teste com sucesso depois de as últimas três tentativas terminaram em explosões espetaculares.

"Eu ordenei o fecho de Boca Chica Beach e Hwy 4 com o propósito de proteger a saúde pública e segurança durante as atividades do voo espacial SpaceX em 29 de março", disse o juiz Eddie Trevino Jr, do condado de Cameron, em comunicado.

O fundador da SpaceX, Elon Musk, tinha antecipado no domingo no Twitter o "possível voo da Starship amanhã (segunda-feira) à tarde".

Um lançamento agendado anteriormente foi cancelado na sexta-feira, provavelmente devido ao mau tempo.

SN11 é o décimo primeiro protótipo de nave que a SpaceX espera poder um dia voar para a Lua, Marte e mais além. Será o quarto a realizar um voo de teste, subindo a uma altitude de 10 quilómetros antes de retornar à Terra para uma aterragem vertical suave.

SN8 e SN9, lançados em dezembro e fevereiro, respetivamente, caíram e explodiram, enquanto o SN10 pousou com sucesso e explodiu alguns minutos depois durante o seu teste em 3 de março.

Apesar das falhas, analistas dizem que a SpaceX está a juntar dados valiosos que a ajudarão a acelerar o seu desenvolvimento.

A SpaceX planeia combinar a nave Starship com um foguete Super Heavy, criando um sistema completamente reutilizável. Esta versão final terá 120 metros de altura e será capaz de transportar 100 toneladas métricas para a órbita da Terra, o veículo de lançamento mais poderoso já desenvolvido.