“Leonardo Jardim tem sempre as portas abertas desta casa que também é sua como sportinguista”, disse a 20 de maio de 2014 Bruno de Carvalho, presidente leonino. Chegava ao fim a relação laboral de um ano do treinador madeirense com o Sporting Clube de Portugal.

Pouco mais de três anos depois de ter saído de Alvalade, Leonardo Jardim regressou, agora na pele de campeão francês em título pelo Mónaco para o jogo de apresentação dos leões. E mereceu aplausos de boas-vindas por parte dos adeptos e um cumprimento de Jorge Jesus.

Quem não regressou foi João Moutinho, um jogador formado em Alvalade, mas que não integrou a lista de convocados de Jardim.

6 reforços nos titulares na apresentação do onze principal

Num jogo que servia de apresentação, os 40.488 espetadores que se deslocaram a Alvalade queriam ver as caras novas. Jorge Jesus escalou para o onze inicial seis reforços para a época 2017-2018: Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Marcos Acunã, Rodrigo Battaglia, Jeremy Mathieu e Cristiano Piccini.

O sistema tático 3-5-3 começa a ganhar forma na formação leonina, com Rodrigo Battaglia a atuar junto aos centrais Coates (direita) e Mathieu (esquerda) e com Coentrão e Piccini nos flancos, pelo menos nos primeiros 45 minutos.

Gelson Martins e Rui Patrício atuaram de início, ficando no banco Adrien Silva e William Carvalho, jogadores portugueses que estiveram na Taça das Confederações. O guarda-redes esteve sempre seguro entre os postes, mas, a espaços, comprometeu com os pés ao aliviar mal a bola, o que aconteceu por três vezes ao longo dos 80 minutos em que esteve em campo.

Video-árbitro entra em ação e Bas Dost também

Depois de Coates ter evitado um golo em cima da linha, após Patrício ter colocado mal a bola, Mbappe voltou a assustar os adeptos sportinguistas aos 17 minutos e, de seguida, Ronny Lopes inaugurou o marcador. Assim se pensou. Seria, no entanto, um lance anulado já com a bola no centro do terreno após o recurso ao vídeo-árbitro. A decisão que mereceu aplausos (pouco habituais) para o árbitro Artur Soares Dias.

À passagem dos 30 minutos, Bas Bost teve nos pés o golo e no minuto seguinte o reforço Bruno Fernandes, a passe do avançado holandês, inaugurou o marcador num lance no limite do fora de jogo, mas que não deixou dúvidas nem árbitro, nem vídeo-árbitro. Aos 42 minutos, na sequência de um canto, Bas Dost, de cabeça, aumentou a vantagem dos leões.

Muda de campo, muda de equipamento, muda de árbitro e mudam as equipas. Mathieu sobrevive e Iuri Medeiros e Bruno César no entra e sai

Depois de um pedido de casamento na Superior Sul ao intervalo, o jogo reatou com novo árbitro (Hugo Miguel) e Sporting regressou das cabines com o equipamento alternativo. E com uma equipa toda nova.

É habitual o movimento nos bancos nestes jogos de pré-época. Jorge Jesus esgotou ar as substituições: entradas do regressado Jonathan Silva, William Carvalho, Adrien Silva, do reforço Seydou Doumbia, seguida de Uri Medeiros, Alan Ruiz e Bruno César, e de Beto (guarda-redes), Francisco Geraldes, Matheus Pereira e Tobias Figueiredo, para as saídas de Coentrão, Battaglia, Bruno Fernandes, Bas Dost, Gelson Martins, Daniel Podence, Marcos Acunã, Rui Patrício, Coates, Podence e, de Bruno César e Iuri Medeiros.

Jardim também mexeu, e muito na equipa. Com Beto a comprometer, também ele, com os pés, Guido Carrilo reduziu no marcador (2-1) no primeiro minuto dos três de descontos dados. E viria a evitar ainda o golo do empate.

Entre aplausos e cânticos de “Bas Dost” apresentados 32 jogadores. 5 ficaram “fora do jogo”

Ontem, em entrevista à Sporting TV, 113 dias depois de cumprir castigo, Bruno de Carvalho disse que o “plantel está 99,9% fechado”.

Esta tarde, às 18h52 em ponto, o plantel sportinguista para época 2017-18 subia ao relvado com a inscrição do slogan “Feito de Sporting” a recebê-los.

Na apresentação, um a um, o primeiro a entrar no tapete verde foi o nº 1 Rui Patrício.
Fábio Coentrão, arrancou fortes aplausos aos adeptos assim como os reforços Bruno Fernandes (8), Marcos Acunã (9) e Seydou Dounbia (88). Os maiores aplausos ficaram reservados ao capitão Adrien Silva e a Gelson Martins e o grito foi para Bas Dost, avançado holandês. O último jogador a ser apresentado foi Piccini (92).

No total, 32 jogadores, sendo desses, cinco não integraram a lista de convocado (o guarda-redes Azbe Jug, André Geraldes, Ryan Gaud, Matheus Pereira e Leonardo Ruiz).